quarta-feira, 24 de junho de 2015

Roda da Vida



Dois momentos no ano são altamente reflexivos para mim. O primeiro é o início do ano, quando a maioria das pessoas analisa suas vidas, planeja o futuro e faz uma lista de metas a cumprir durante o ano. O segundo ocorre em junho, mês do meu aniversário, quando eu geralmente reavalio minhas metas e vejo o que ainda preciso mudar para chegar ao final do ano com minhas expectativas alcançadas. Infelizmente, apesar de desprender um certo esforço, geralmente muitos itens da minha lista ficam incompletos ao final do ano.  

No começo deste ano, assisti um vídeo sobre como montar uma roda da vida, nunca tinha ouvido falar e achei muito interessante. Como o começo do ano foi muito tumultuado para mim, não parei para responder aos itens da lista, mas este mês revendo alguns vídeos no youtube me deparei novamente com o vídeo onde a Flávia Calina ensina como utilizar a Roda da Vida. Tirei um tempo para montar a minha e foi uma experiência muito enriquecedora. 

A roda da vida divide suas experiências em 4 grande áreas -  qualidade de vida, profissional, relacionamento e pessoal - que também serão subdivididas em áreas menores. Para cada subárea você deverá dar uma nota de satisfação atual que varia de 0 a 10. É muito legal você poder atribuir nota a coisas tão específicas da vida e analisar onde é preciso desprender mais atenção. A intenção da Roda da Vida é tentar alcançar equilíbrio em todas as áreas.

Existe uma avaliação de satisfação que auxilia na hora de atribuir a sua nota, que eu achei incrível, e contribui muito para o auto-conhecimento. Consegui perceber o que me motiva e o porquê de muitas vezes não conseguir alcançar meus objetivos. Vale a pena!

Clique aqui para fazer a Avaliação de Satisfação da Roda da Vida.
Clique aqui para assistir ao vídeo explicativo.