quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Qual é o peso ideal?



No último post eu comentei que tenho como meta pesar 58kg, e uma amiga - que é magra - me disse que esse valor é pouco para mim, pois ela tem 1,55m e pesa 56kg.

O número que eu imaginava ser o meu peso ideal é o resultado de um cálculo que leva em consideração a altura da pessoa: 
( altura - 152,4 ) /2,54 x 2,3 + 45,5 = peso ideal


Segundo essa conta - e a minha estrutura óssea, que é média - o meu peso ideal seria algo em torno dos 58kg, pois tenho 1,67m. Calculei o peso considerado ideal para a altura da minha amiga e o resultado mostrou que ela deveria estar com aproximados 47 quilos! De acordo a nutricionista dela, o peso que ela possui atualmente já está bom para a sua altura, e realmente eu a considero uma pessoa com um porte físico magro. A própria autora do blog de onde tirei esse cálculo aponta que o resultado proposto a ela está abaixo do que ela idealiza para o seu corpo.


Quando estava com 67kg eu era magra, de acordo com o IMC, mas me considerava gorda, não estava satisfeita com o meu corpo. Se eu estivesse pesando esse valor atualmente com certeza me consideraria magra, mas talvez ainda sentiria a necessidade de emagrecer alguns quilinhos. Só mesmo retornando a esse peso para saber quantos quilos precisarei emagrecer e talvez eu não deseje mais tentar chegar aos 58 quilos.

Então, em resposta para à pergunta deste post, eu acredito que para se encontrar o peso ideal devam ser levados em consideração duas grandezas: O IMC, que controla a escala do peso tido como saudável, mas que por geralmente possuir uma variação em torno de 10kg, seja necessário levar em consideração também uma outra variável, que é satisfação pessoal com o corpo, e esta depende de cada um.


4 comentários:

Anônimo disse...

imc é super ultrapassado. ele só serve pra estatística em populações, nunca pra avaliações individuais. pegue uma pessoa que treina pesado na academia e o imc dela quase certamente estará bem alto, mesmo a pessoa sendo aparentemente e de fato magra.

peso ideal: percentual de gordura dentro de uma normalidade, exames bons, ossatura em ordem (sem osteoporose ou perda de ossos devido à falta de músculos). ou seja, cada um tem um.

Anônimo disse...

Primeira vez por aqui e já concordo com vc. Se eu for pesar o que essa continha estipula pra mim, não me sentiria bem.
Acho que temos que levar em consideração o bom senso, até porque algumas pessoas tem ossatura grande, como é o meu caso.
Bonita sua casa!
Muita força nessa luta pelo emagrecimento.
Aparece lá no meu blog.
Bjs

olhosdeesperanca2012.blogspot.com

vida + saudável disse...

o meu objetivo são 60kg... mas na verdade eu quero ter o peso com o qual eu olhe no espelho e me sinta bem... eu quero 60kg, mas vai que com 65kg eu já esteja satisfeita... depende de cada um, meu peso ideal vai depender da minha saude... =)

beijos

Lah - New Girl disse...

Eu também quero me olhar no espelho e me sentir bem. A estimativa que faço é que isso irá acontecer quando eu estiver vestindo tamanho 38. =)